@clivercampos


XV Encontro dos Tambores - Centro de Cultura Negra do Amapá

Programação:

21 DE NOVEMBRO
8:00 às 00:00 - Feiras de artesanato e comidas típicas
8:00 às 18:00 - Ações de cidadania
9:00 às 12:00 - Programa Terceiro Forte
18:00 - Mostra de Vídeo (Museu da UNA)
19:00 - Apresentação das Comunidades
Local: CCNA

22 DE NOVEMBRO (COMUNIDADES TRADICIONAIS)
8h às 00:00h– Feiras de artesanato e comidas típicas
16:00 - Roda de pagode
19:00 – Mostra de Vídeo (Museu da UNA)
19h – Apresentação das Comunidades



Escrito por Cliver Campos às 11:54
[   ] [ ]




MANIFESTO

Os familiares de Edson Ferreira Brito/CABO BM F.BRITO, que faleceu na ultimo, dia 16, vitima de afogamento durante treinamento, convida a sociedade amapaense a participar de uma manifestação, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 24, apartir das 9:00 hrs das manhã, em frente ao Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar, na av: Padre Julio Mª Lombard, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado. Durante o ato a familia irá estará  concedendo uma entrevista coletiva para toda a imprensa amapaense, onde explicará todas as providências que serão tomadas, para que os responsaveis sejam punidos.
 
ATENÇÃO
Na próxima segunda-feira, dia 23, a investigação do Comando do Corpo de Bombeiros começa a ouvir as "testemunhas", militares que participavam do treinamento,  nossos advogados estarão presente durante os depoimentos e nós familiares já teremos os depoimentos oficiais em mãos para repassar a imprensa.
 
Desde já agradecemos a presença de todos.
 
Weverton Façanha - Comunicação
CONTATO: 96 - 8125-1165



Escrito por Cliver Campos às 13:49
[   ] [ ]




Programação de HOJE no Centro de Cultura Negra do Amapá (UNA)

20 DE NOVEMBRO
8:00 às 00:00 – Feiras de artesanato e comidas típicas (CCNA)
8:00 às 18:00 - Ações de cidadania (CCNA)
15:30 às 18:00 - Caminhada Zumbi dos Palmares
Concentração: 15:30 na Praça Veiga Cabral
Circuito—Orla Araxá
Encerra com show de pagode
19:00 -  Rufar dos Tambores:
 Marabaixo, Batuque, Zimba, Candomblé, Umbanda, Mina, Capoeira e Hip-Hop
20:00 - Missa dos Quilombos
Apresentação Musical: Banda Afro-Brasil
Local: CCNA



Escrito por Cliver Campos às 10:15
[   ] [ ]




Dia da Consciência Negra

História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.



Escrito por Cliver Campos às 09:05
[   ] [ ]




Dia da Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira

Curiosidade: As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

 



Escrito por Cliver Campos às 13:37
[   ] [ ]




III Congresso de Atividades Físicas do SESC Amapá

Oportunidade de capacitação para profissionais de educação física, acadêmicos e sociedade em geral que se preocupa com a saúde e bem-estar através da prática de exercícios físicos. Começa nesta quarta-feira, 18/11, o III Congresso de Atividades Físicas (18 a 21 de novembro). Serão 12 cursos (manhã, tarde e noite), além de mesa redonda. A abertura será às 19h, no Salão de eventos do SESC Araxá e logo em seguida haverá um aulão show de ritmos para os presentes, com o professor Jonathan Feio (PA).

Os profissionais que ministrarão os cursos foram selecionados por serem um dos melhores em suas áreas de atuação.

Curso introdutório de atividade física para hipertensos e diabéticos - Dias 19, 20 e 21/11/2009, das 8h às 11h. Professor José Domingues (SP). Local: auditório da Escola SESC/SESC Araxá

       Educação Física Escolar – Jogos, brinquedos e brincadeiras – Dias 19, 20 e 21/11, das 8h às 11h – Professor Antônio Luiz Bahia (BA). Local: Quadra do Quartel da PM

       Natação – Dias 19, 20 e 21/11, das 8h às 11h - Professor Otávio Braga (AP). Local: SESC Araxá

     Ginástica de Academia – Dias 18, 19 e 20/11, das 8h às 11h - Professor Jonathan Feio (PA). Local: SESC Araxá

      Terceira Idade: novos olhares, novas aulas – Dias 19, 20 e 21/11, das 15h às 18h - Professora Érica Beatriz Verderi (SP). Local: SESC Araxá

       Iniciação esportiva – bolando com a bola - Dias 19, 20 e 21/11, das 15h às 18h - Professor Antônio Luiz Ferreira Bahia (BA). Local: Quadra do quartel da PM

     Personal Trainer - Dias 19, 20 e 21/11, das 15h às 18h - Professor        José Domingues (SP). Local: auditório da Escola SESC

      Hidroginástica - Dias 19, 20 e 21/11, das 19h às 22h - Professor Fabrício Madureira (SP). Local: SESC Araxá

     Recreação e lazer - Dias 19, 20 e 21/11, das 19h às 22h - Professor Raul Ferreira Neto (RJ). Local: SESC Araxá

      Treinamento funcional com bola - Dias 19, 20 e 21/11, das 19h às 22h - Professora Érica Beatriz Verderi (SP). Local: SESC Araxá

      Musculação - Dias 19, 20 e 21/11/2009, das 19h às 22h. ProfessorJosé Domingues (SP). Local: auditório da Escola SESC

      Bike Indoor - Dias 19, 20 e 21/11/2009, das 19h às 22h. Professor Michel de Assunção Vale de Souza (AP). Local: SESC Araxá

As inscrições e mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimentos do SESC Araxá ou pelo telefone 3241-4440, ramal 223. A aula show da abertura será gratuita.



Escrito por Cliver Campos às 11:53
[   ] [ ]




A Mais Bela Negra será eleita amanhã

Amanhã será eleita a negra mais bonita do Amapá no concurso A Mais Bela Negra. Dez concorrentes estão disputando o título representando entidades e agremiações do Estado. A premiação para o primeiro lugar é uma moto, o segundo lugar recebe R$ 1.000,00 e o terceiro, R$ 500,00.

O concurso será às 22:00, antes o grupo de Ialodes-Mulheres Guerreiras, faz apresentação de dança e músicas afros. No intervalo do concurso o cantor Jomasan se apresenta e após o resultado é a vez do grupo de pagode Sensasamba.



Escrito por Cliver Campos às 11:34
[   ] [ ]




Vai começar o Encontro dos Tambores no CCNA

A partir desta quarta-feira, 18 de novembro, a Semana da Consciência Negra começa a ter uma nova dinâmica. Na noite de hoje encerra a programação em parceria com grupo e entidades, como umbandistas, capoeiristas e candomblecistas que tiveram um dia dedicado a cada uma de suas culturas e a coordenação se prepara para abrir as portas do Centro de Cultura Negra para o Encontro dos Tambores. O evento reúne centenas de pessoas todas as noites para apreciarem a apresentação das comunidades,shows, concurso  e a Missa dos Quilombos.

Nesta quarta-feira, às 8:00, será realizado o Encontro dos Mestres da Cultura Popular, que vai reunir personalidades populares que têm uma importância crucial na cultura amapaense. O evento será no auditório da Unifap e terá como palestrantes dona Zezinha, matriarca de Mazagão que irá falar sobre o resgate da cultura e Pai Salvino, que fala sobre religiosidade africana. Muitos mestres da cultura serão destacados na ocasião.

À noite, no Centro de Cultura, é a vez da beleza negra. Será eleita A Mais Bela Negra, onde 10 candidatas disputam o título representando entidades e agremiações variadas. O grupo folclórico Ialodes-Mulheres Guerreiras irá se apresentar no palco principal mostrando coreografias e músicas de estilo afro, candomblé, marabaixo, heage e regional. O grupo de pagode Sensasamba e o cantor Jomasan também estão confirmados para esta noite.

No dia 19 tem o cantor Osmar Júnior e apresentação de comunidades. Dia da Consciência Negra, 20, será celebrada a Missa dos Quilombos seguida de show da banda Afro Brasil e rodada de marabaixo e batuque. O grupo de marabaixo do Mestre Pavão se apresenta especialmente após  a missa.  Sexta,feira, 21, quem se apresenta é o cantor Ronery e logo após entram as comunidades de afro-descendentes. O encerramento Será no dia 22, com Zé Miguel e encerrando a programação, as últimas comunidades entram no anfriteatro do Centro.



Escrito por Cliver Campos às 11:52
[   ] [ ]




Feira do Empreendedor traz novidades ao público na apresentação de empreendimentos

Os visitantes terão uma visão mais completa nos espaços denominados “Vitrines Vivas

 

 

Inovação. Essa é a palavra que vai nortear as ações previstas na 3ª edição da Feira do Empreendedor, que acontece de 18 a 21 de novembro, na área de exposições do Sebrae. Diferente das edições anteriores, ocorridas em 2005 e 2007, este ano a feira será um evento isolado para melhor ser avaliada no Circuito de Feiras de 2009. 

 

Os participantes do evento poderão conferir em tempo real o funcionamento das “Vitrines Vivas” de salões de beleza, fábrica de confecções, jardim modelo, panificadoras, lojas de artesanato, entre outros empreendimentos. Todo o trabalho, produtos e as técnicas utilizadas pelos profissionais em cada um dos segmentos podem ser observados nesses espaços.

 

“Esses ambientes foram criados para proporcionar um conhecimento aos visitantes a respeito dos processos que compõem o gerenciamento e dinâmica de cada empreendimento”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Calage Alvarenga.

 

Para que o público presente na Feira do Empreendedor não deixe de receber informações atualizadas e ágeis, um Toten construído com TVs de plasma será montado no hall de entrada da Feira. A programação de cursos, palestras, oficinas e o que estiver sendo exposto nos estandes, serão atualizados no Toten para situar e informar os visitantes.

 

“Nós queremos deixar os nossos visitantes bem informados e atualizados para que eles possam desfrutar de tudo o que será oferecido na Feira”, disse o superintendente do Sebrae João Alvarenga. Setenta eventos compõem o programa da Feira do Empreendedor de 2009. Serão 50 expositores, sendo 15 oportunidades de negócios vindas de outros estados brasileiros.

 

Franquias

 

Algumas empresas buscam novos franqueados em Macapá. As franquias presentes na 3ª edição da Feira do Empreendedor serão: Cacau Show, Interasat, Zaiom – que vai apresentar cinco franquias no ramo de manutenção de computadores, soluções em TI, manutenção rápida e na área educacional.

 

As pessoas que estão se preparando para concursos poderão conhecer a Interesat, que é grupo educacional formado pelos maiores preparatórios de concursos do país. O Curso Orvile Carneiro, fundado em Belo Horizonte em 1961, é líder em aprovação na preparação para concursos, sendo mais de 55 mil alunos aprovados nestes 48 anos de história, e ainda, o Curso Maurício Trigueiro, fundado em 1994 na capital mineira, referência em aprovação na área jurídica e exames da OAB.

 

Vendas diretas

 

Várias empresas do setor de venda direta estarão participando da Feira do Empreendedor do Sebrae, em busca de novos distribuidores e representantes comerciais, além de cadastrar os interessados como novos revendedores para seus produtos. Uma dessas empresas é a Firenze Cosméticos, do Paraná que pela primeira vez vem para o Estado do Amapá. Além da Hermes, Mary Kay, Perfam, Racco, Bless, entre outras completarão o espaço para o setor.

 

 

Informações: (96) 3312-2832

www.ap.sebrae.com.br  



Escrito por Cliver Campos às 16:51
[   ] [ ]




Ordenamento e reorganização de Macapá são os temas do Seminário da Cidade

 

Os maiores problemas enfrentados pelos moradores e administradores da cidade de Macapá serão discutidos por representantes do poder público, iniciativa privada, meio acadêmico e sociedade civil no II Seminário da Cidade. Com o tema "Macapá e os Desafios de uma Cidade Amazônica no Século XXI", o evento trará discussões relacionadas ao ordenamento e reorganização do espaço urbano.

O vereador Clécio Luis (P-SOL), organizador do encontro, explica que os eixos das discussões serão divididos em outros sub-temas. "Estaremos discutindo a revisão do Plano Diretor, verticalização, preservação e conforto ambiental, infra-estrutura, mobilidade e acessibilidade, deste modo daremos destaque aos problemas em um debate técnico-político para o enfrentamento destes desafios",fala o vereador.

O primeiro seminário aconteceu em 2005 e teve temas como educação, saúde e transporte e resultou em propostas que nortearam as ações do parlamentar na Câmara. Segundo Clécio, a cidade está crescendo com novos desafios, se verticalizando. "Estamos querendo contribuir para que acabe o abismo entre os problemas urbanos e o poder público, precisamos nos planejar para este novo momento", justifica o vereador.

O encontro fará também uma análise do processo de ocupação de Macapá e seu Plano Diretor para que possam ser apontadas estratégias e alternativas para o desenvolvimento urbano da capital. A verticalização e a acessibilidade terão destaque pela quantidade de pessoas idosas e com deficiência. Os organizadores justificam que esta realidade deve ser discutida e colocada à disposição da administração municipal para que sejam transformados em políticas públicas.

O Seminário da Cidade vai acontecer no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço nos dias 18 e 19 de novembro. As inscrições podem ser feitas no momento do encontro e serão gratuitas com direito a certificado.

Mais informações: 3217-6971/8119-1558



Escrito por Cliver Campos às 12:28
[   ] [ ]




Proclamação da República no Brasil

História da Proclamação da República, feriado do dia 15 de Novembro, crise da monarquia, Marechal Deodoro da Fonseca, movimento republicano, história do Brasil, fim da monarquia, democracia no Brasil

 

Introdução 
 
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia 

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

·         Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

·         Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

·         A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

·         Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República 

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

 Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

 

 



Escrito por Cliver Campos às 01:41
[   ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, AMAPA, MACAPA, SANTA INES, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Esportes, Arte e cultura, MSN, Orkut, Blogues
MSN -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  Alcinéa Cavalcante
  PortalnaBalada.com(Coluna Curiosidades)
  Alcilene Cavalcante
  Márcia Correa
  Paulo Tarso
  Corrêa Neto
  Rostan Martins
  Renivaldo Costa
  Governo do Estado do Amapá
  Receita Federal
  Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
  Rádio Transamérica
  Rádio Jovem Pan FM
  Universidade Federal do Amapá
  Diário do Amapá
  Folha de São Paulo
  Jornal A Gazeta
  Deputado Camilo Capiberibe
  Notícias Daqui
  Profesor Arroyo
  Rádio Educadora (Rodrigo Cunha)
  Cursos e Concursos
  Caneta sem Fronteira
  Ricardo Noblat
  Ramilton Farias
  O Jornaleiro
  José Marques Jardim
  Coisa da Tica
  Neyzinho Pantaleão
  O Carnavalesco
  Humberto Moreira
  Blog da Turma de Letras 2007 da Unifap
  Visual Star
  Futebol Amapaense
  Estação do Samba
  Programa Café com Noticia
  Pavulagem da Rô
  Vânia Beatriz
  Cotidiando de Uma Grande Familia
  Alipio Junior
  Na Avenida do Samba
  Osvaldo CAMARADA Simões
  Liga Independente dos Blocos do Amapá
  Bloco Pica-Pau Boleiro
  Cinthya Almeida
  Kiara Guedes
  Anatomia
  SMS2Blog
Votação
  Dê uma nota para meu blog